quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Os sofistas e a arte da retórica

Grandes mestres da retórica e da arte da persuasão, se julgavam detentores do conhecimento. Os saberes dos sofistas ignoravam “o compreender”, com efeito aquilo que se preocupavam antes de mais nada era manejar o discurso de forma tal que o interlocutor ficasse rapidamente convencido daquilo que o orador o queria persuadir. Nota-se que este orador nunca se punha o problema de saber se o que ele dizia era verdadeiro, o essencial para ele era conseguir conquistar a adesão do outro. A retórica não se propõe conduzir o interlocutor a redescobrir a verdade que existe nele, mas que esqueceu, ela propõe-se ao contrario em inculcar no outro idéias utilizáveis por aquele que procura um meio eficaz de lhes impor.

Podemos associar os mestres às escolas tradicionais onde o relacionamento professor x aluno era algo vertical e tinha uma característica “magistrocêntrica”, onde o mestre tinha o conhecimento e se preocupava em transmiti-lo com toda sabedoria que possuía, colocando o aluno numa posição de mero receptor dos saberes acumulados, de uma cultura tradicional e inquestionável. Uma grande marca desta filosofia sofista é a imagem do aluno passivo e o mestre dinâmico.

A metodologia EAD deve ser compreendida como um processo no qual o aluno não tem a presença constante do professor, assumindo uma postura ativa no processo de aprendizagem e o mestre não entra em relação com o aluno como possuidor do saber, mas assume a responsabilidade de orientar o aluno em busca do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário