quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jacotot – Por uma filosofia emancipadora

Jacotot vem fundamentar ainda mais o pensamento de Lacan, para a formação de um professor consciente e com uma prática social transformadora. Para ele, o aluno aprende sem mestre pelo seu próprio desejo de aprender ficando num lugar de igualdade. O mestre adquiri a postura de emancipador bastando haver o desejo do aluno. Um dos méritos desta proposta emancipadora de aprendizagem é conceber a identidade do marco inacabado onde se inclui uma nova organização dos saberes, cuja exigência se orienta uma nova organização da experiência, onde a EAD é concebida como uma opção importante para conseguir com que o sujeito aceite o conhecimento, debata sobre o mesmo e construam propostas condizentes com suas realidades de seu próprio contexto, respeitando sempre a subjetividade, cultura e contexto dos participantes, orientando-os dessa forma, a constituírem propostas de intervenção que lhes permitam melhorar e até transformar seu entorno social, político e educativo relacionado os conteúdos com os meios, ferramentas, objetivos, competências, etc...

A EAD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio a mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Em tudo isso, se apresenta as idéias emancipadoras de Paulo Freire como uma alternativa viável e realista para a aprendizagem em rede que possibilita uma ação transformadora.

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