sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mídias na Educação: Convergência das Mídias




Imagine a seguinte situação:
Na noite anterior, depois de um dia super cansativo e atribulado, você vai para a cama com aquela sensação de que esqueceu algo, mas a vontade de descansar e espantar a fadiga mental falam mais forte e você se entrega à essa “difícil” missão.
Eis que no outro dia, você desperta abruptamente com aquela sensação de que algo não está indo bem...Procura o celular e tem a confirmação daquele desconforto da noite anterior:Você esqueceu de carregar o seu celular e por isso, ele não despertou...Resultado: Você perdeu a hora!
Sai correndo de casa, chega ao ponto de ônibus e não tem a mínima ideia se seu ônibus passou ou não. Sabe por quê? Porque o único relógio que você tem, está no seu celular. Aquele que está mortinho “da Silva” e repousa em paz no seu bolso ou bolsa, “graças” ao seu esquecimento em alimentá-lo na noite anterior.
Aí você nem bem coloca os pés no trabalho e antes de receber dos seus colegas um animado “Bom Dia!” é bombardeado com as mesmas perguntas: “O que aconteceu com o seu celular?????”
Mas, o seu “inferno astral” não para por aí... Ele apenas acabou de começar... Ao tentar ligar o seu PC pessoal, você descobre da pior maneira que há algo errado, já que ele também foi fazer companhia ao seu celular e está lá, mortinho “da Silva”, se recusando a ligar e fazer de você, naquele momento, a pessoa mais feliz deste mundo. Afinal de contas, “sua vida” está lá naquela caixa quadrada de aparência tão frágil, mas que - como diz aquela música do Almir Satter – (...) carrega o dom de ser capaz, de ser feliz(...)
Parafraseando: (...) Carrega o dom de lhe fazer capaz, de lhe fazer feliz(...)
Pois é, meus queridos (as), estes pequenos transtornos diários, só se tornaram possíveis, graças à Convergência das Mídias.
Convergência das Mídias é fazer com que a pessoa saia das mídias ditas tradicionais e vá em direção às novas mídias: celular, internet, etc... e esta convergência já é uma realidade na vida das pessoas.Mas para que essa realidade seja assumida e utilizada por mais pessoas, ela precisa ser ensinada.A forma de utilização de alguma inovação, seja ela um tipo novo de processo, produto, serviço ou comportamento, precisa ser informada ou aprendida.Todos nós sabemos que a simples divulgação de um produto novo pelos meios publicitários não mostra como o usuário deve fazer para utilizar plenamente seus recursos. Um computador por exemplo. Não basta adquirir a máquina, é preciso saber utilizá-la, descobrir as melhores maneiras de obter da máquina auxílio nas necessidades de seu usuário. É preciso buscar informações, realizar cursos, pedir ajuda aos mais experientes, enfim, utilizar os mais diferentes meios para aprender a se relacionar com a inovação e ir além, começar a criar novas formas de uso e daí, gerar outras utilizações.
As mídias mais utilizadas na educação, encaradas como recursos didáticos, ainda estão muito longe de serem usadas em todas as suas possibilidades para uma melhor educação. Por mais que as escolas usem computadores e internet em suas aulas, estas continuam sendo seriadas, finitas no tempo, definidas no espaço restrito da sala de aula, ligadas a uma única disciplina e graduadas em níveis hierárquicos e lineares dos conhecimentos em áreas específicas do saber. Professores isolados desenvolvem disciplinas isoladas, embora com temas e assuntos que tenham tudo a ver com outras disciplinas. E isto é uma pequena parte do problema para a melhoria do ensino.
Pense um pouco em quantos processos e produtos você usa naturalmente em seu cotidiano e em como teve de se esforçar para aprender a utilizá-los. Talvez você já nem os perceba mais como “tecnologias” e que em um determinado momento revolucionaram a sua maneira de pensar, sentir e agir. Muitas outras pessoas, como você, passaram por esse mesmo processo, incorporaram inovações em suas vidas, e hoje não conseguem mais viver sem elas. Assim, podemos ver que existe uma relação direta entre educação e tecnologia. Usamos muitos tipos de tecnologias para aprender e saber mais e precisamos da educação para aprender e saber mais das tecnologias.




Educação e tecnologias:O novo ritmo da informação/Vani Moreira Kenski.
Campinas, SP:Papirus,2007.(Coleção Papirus Educação)
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educar.htm
http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário